Home / Educação / ‘É uma honra contribuir’, diz professora indígena que ajudou na tradução da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha

‘É uma honra contribuir’, diz professora indígena que ajudou na tradução da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha

Celeide é da etnia Kaxuyana, que fica localizada no Parque Montanhas do Tumucumaque.
Celeide Kaxuyana trabalhou a tradução da cartilha sobre a Lei Maria da Penha

Durante a programação do “Abril da Resistência”, organizada pelo Governo do Amapá, ocorreu nesta quarta-feira, 24, no espaço de eventos Natuplay, em Macapá, uma palestra sobre a Lei Maria da Penha. As participantes receberam exemplares de uma Cartilha Multilíngue sobre a legislação, traduzida para línguas indígenas das etnias Galibi, Palikur, Kaxuyana e Karipuna.

Uma das responsáveis pela realização é a professora indígena Celeide Kaxuyana. Ela pertence à etnia Kaxuyana, do Parque Montanhas do Tumucumaque, e conta que se sente realizada em ter contribuído para esta importante missão de combate à violência contra a mulher no Brasil.

“É uma honra contribuir, pois sabemos da importância da lei para a garantia da proteção às mulheres. E a função da cartilha é fazer com que essa lei seja também de conhecimento das indígenas e que elas não podem se calar”, explica Celeide.

No decorrer da atividade, a professora também fez a tradução para as participantes da palestra, organizada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres. A programação segue no sábado, 27, em Oiapoque, extremo norte do estado, com a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá. Além disso, no domingo, 28, acontece a entrega da sala do Núcleo Estadual de Saúde Indígena, no Hospital do Município.

Abril da Resistência

O “Abril da Resistência” celebra o Dia dos Povos Indígenas, que acontece dia 19 de abril,  e amplia a articulação entre as esferas governamentais para o combate às desigualdades, discriminações, preconceitos e todas as formas de violência contra os povos originários.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.