‘É uma honra contribuir’, diz professora indígena que ajudou na tradução da Cartilha Multilíngue da Lei Maria da Penha

Celeide é da etnia Kaxuyana, que fica localizada no Parque Montanhas do Tumucumaque.
Celeide Kaxuyana trabalhou a tradução da cartilha sobre a Lei Maria da Penha

Durante a programação do “Abril da Resistência”, organizada pelo Governo do Amapá, ocorreu nesta quarta-feira, 24, no espaço de eventos Natuplay, em Macapá, uma palestra sobre a Lei Maria da Penha. As participantes receberam exemplares de uma Cartilha Multilíngue sobre a legislação, traduzida para línguas indígenas das etnias Galibi, Palikur, Kaxuyana e Karipuna.

Uma das responsáveis pela realização é a professora indígena Celeide Kaxuyana. Ela pertence à etnia Kaxuyana, do Parque Montanhas do Tumucumaque, e conta que se sente realizada em ter contribuído para esta importante missão de combate à violência contra a mulher no Brasil.

“É uma honra contribuir, pois sabemos da importância da lei para a garantia da proteção às mulheres. E a função da cartilha é fazer com que essa lei seja também de conhecimento das indígenas e que elas não podem se calar”, explica Celeide.

No decorrer da atividade, a professora também fez a tradução para as participantes da palestra, organizada pela Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres. A programação segue no sábado, 27, em Oiapoque, extremo norte do estado, com a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá. Além disso, no domingo, 28, acontece a entrega da sala do Núcleo Estadual de Saúde Indígena, no Hospital do Município.

Abril da Resistência

O “Abril da Resistência” celebra o Dia dos Povos Indígenas, que acontece dia 19 de abril,  e amplia a articulação entre as esferas governamentais para o combate às desigualdades, discriminações, preconceitos e todas as formas de violência contra os povos originários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.