
O Governo do Amapá alerta para a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca, doença caracterizada por tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.
Com medidas preventivas e diagnóstico precoce, é possível reduzir os impactos ocasionados pela enfermidade, aumentando as chances de cura e recuperação do paciente.
De acordo com o estomatologista do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Manoel Amaral, os usuários que dão entrada na unidade são acompanhados em todas as fases do tratamento.
“O paciente passa por toda a triagem e dependendo da lesão, realizamos a biópsia. Em caso de positivo para o câncer de boca e em caso de procedimentos mais incisivos e cirurgias mais complexas, nós encaminhamos essas pessoas para a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com assistência continuada. Há casos que tratamos aqui mesmo no consultório”, pontua Amaral.

Ter uma rotina de higiene bucal, adotar uma alimentação saudável, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, são os principais métodos preventivos contra o câncer de boca.
“O Centro é a principal porta de entrada do estado para o diagnóstico da doença, então é importante que os pacientes estejam atentos aos sintomas e sinais. O diagnóstico precoce é um dos fatores fundamentais para a cura bem-sucedida”, afirma George Araújo, diretor do CEO.
Saiba como identificar o câncer de boca
A pessoa pode apresentar feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
Saiba como acessar os serviços do Centro de Especialidades
É necessário que o cidadão procure o CEO apresentando o encaminhamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), comprovante de residência, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e carteira de identidade. A unidade fica na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Macapá, e funciona de 8h às 17h, de segunda à sexta-feira, com atendimentos gratuitos pelo SUS.
