Silas Alves celebrou os 70 anos com bolo, música e vídeos da família; tratamento humanizado contribui para a recuperação de quem está internado na unidade.
Ainda sem previsão de alta e com um quadro clínico delicado, o paciente não poderia receber toda a família no hospital, foi então que a equipe de psicologia ao saber do aniversário de Alves, organizou uma comemoração alternativa, em que ele pudesse receber o carinho dos parentes.
Sandoval Junior, psicólogo do Hospital de Emergências Foto: Divulgação/HE
Sabemos que o processo de hospitalização envolve diversos componentes que podem auxiliar na recuperação do paciente. A proximidade da família, bem como o estreitamento de laços e afeto, podem ser grandes aliados para o paciente ressignificar sua dor e adoecimento nesse momento. Foi um gesto simples, mas muito importante”, relata o psicólogo do HE, Sandoval Junior.
Além da demanda de urgência e emergência, os profissionais do Setor de Psicologia do HE também acolhem os pacientes e acompanhantes das enfermarias clínicas médicas e cirúrgicas e os setores fechados, como Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), Sala Vermelha e Centro de Tratamento de Queimados (CTQ). Os serviços integram as políticas de saúde mental e o fortalecimento da rede psicossocial.
A Shirley Corrêa é filha do paciente e conta com gratidão a importância que a iniciativa teve para toda a família, após tanto tempo longe de Silas. O paciente recebeu vídeos de diversos familiares, que o parabenizaram pela passagem do seu aniversário.
“Momento muito importante para a nossa família, que por conta de tudo o que está acontecendo. Ele viu que a família se importa e está aguardando ansiosamente a alta dele”, afirmou Shirley.