Gestor destacou nesta quinta-feira, 5, a parceria entre Estado e municípios durante a celebração dos cinco anos do programa ‘Colabora Amapá’.
Governador reforçou a importância de ações educacionais para crianças, especialmente focadas na alfabetização Foto: Luhana Baddini/Agência Grito
Durante a celebração de cinco anos do programa ‘Colabora Amapá’, nesta quinta-feira, 5, no Palácio do Setentrião, o governador Clécio Luís destacou os avanços na alfabetização infantil, alcançados por meio do regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Dados de 2024 mostram que o Amapá atingiu 55% de fluência em leitura, superando os índices do ano anterior e a meta nacional prevista para 2025.
“Os resultados são incontestáveis e foram apresentados hoje. Estamos nos reinventando para trazer as crianças e os jovens de volta à escola, tornando esse ambiente mais atrativo. Os frutos desse trabalho estão apenas começando, e muitos outros ainda virão. Tudo o que foi alcançado aqui não é mérito de uma única pessoa, mas de um esforço coletivo. E vamos seguir nesse caminho, em regime de colaboração e de mãos dadas”, evidenciou o governador Clécio Luís.
Governador Clécio Luís foi presenteado com um carta aberta agradecendo o investimento na primeira infância Foto: Maksuel Martins/GEA
Em 2024, o Governo do Amapá investiu R$ 50 milhões para capacitar professores, fornecer livros didáticos regionalizados e monitorar a alfabetização com a prova Sispaep. Na abertura da cerimônia, a aluna Sophia Loyse Ferreira, da Escola Rosa dos Santos Mareco, de Ferreira Gomes, leu a carta aberta em agradecimento ao programa, representando os 12,2 mil alunos do 2º ano da rede pública de ensino em todo o estado.
Aluna da da Escola Rosa dos Santos Mareco, Sophia Loyse Ferreira Foto: Luhana Baddini/Agência Grito
“Foi um ano de muito trabalho, mas também de muitas brincadeiras, afinal, somos crianças, né? Avançamos muito no leiturômetro e, agora, terminando o 2º ano, percebo que tudo valeu a pena. Nós, crianças do ciclo de alfabetização, que estamos cada vez mais sabidas, pois aprendemos a conhecer o mundo por meio da leitura, queremos dizer: muito obrigada!”, leu Sophia em um dos trechos do documento.
Ainda na ocasião, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) premiou os municípios de Macapá, Porto Grande, Santana, Pedra Branca, Vitória do Jari, Amapá e Laranjal do Jari com o Selo Unicef, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Promotor de Justição do MP/AP, Paulo Celso Ramos Foto: Maksuel Martins/GEA
“É um momento importante para o Amapá, com o reconhecimento de sete municípios pelo Selo Unicef por avanços na infância e juventude. Esse resultado reflete parcerias entre os municípios e o Governo do Estado. Ainda há desafios, mas esse é um grande passo para o futuro das crianças e jovens do estado”, ressaltou o procurador-geral de Justiça, Paulo Celso Ramos.
Durante o evento, foram homenageados com o Selo do Pacto pela Primeira Infância pessoas e instituições dedicadas aos direitos das crianças no Amapá, como Carlos Sampaio, presidente da Ameap e prefeito de Amapá, a Procuradora de Justiça do MP-AP, a Associação Casa da Hospitalidade, Ida Pietricovsky, oficial do UNICEF, e Bruno Mineiro, prefeito de Tartarugalzinho. A entrega foi realizada pela conselheira Marília Góes e o promotor Miguel Ferreira.