Home / Amapá / Governo do Amapá participa da 149ª Jornada Fluvial Itinerante do Tribunal de Justiça no Bailique, distrito de Macapá

Governo do Amapá participa da 149ª Jornada Fluvial Itinerante do Tribunal de Justiça no Bailique, distrito de Macapá

Ação ofertou diversos serviços sociais e de cidadania, além de atendimento psicossocial às mulheres em situação de violência doméstica e de gênero.

Atendimento psicossocial realizado pela equipe da Sepm
Atendimento psicossocial realizado pela equipe da Sepm
Foto: Sepm

O Governo do Amapá integrou a 149ª Jornada Fluvial Itinerante do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) que aconteceu no período de 24 a 29 de março, no Arquipélago do Bailique, em Macapá. A ação ofertou diversos serviços jurídicos e de cidadania, além de atendimento psicossocial às vítimas de violência doméstica e de gênero.

A iniciativa do Tjap, conta com apoio de diversas instituições e órgãos, como, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), Justiça Federal do Amapá, entre outros como a Secretaria de Políticas para Mulheres (Sepm) que realiza atendimentos psicossocial, visitas técnicas e ações educativas de combate à violência contra a mulher e à violência de gênero.

SSDDAS
SSDDAS
Foto: Sepm

Os serviços integrados disponibilizados durante a Jornada Fluvial ajudam a reduzir e conscientizar sobre o combate à violência contra as mulheres, o trabalho de conscientização também acontece nas escolas da comunidade.

“A gente viu uma melhora significativa de 90% aqui na escola no comportamento dos alunos, quando alguma coisa acontece em sala de aula é exceção, como caso de mutilação, ansiedade, problemas em casa. O trabalho que é feito aqui reflete positivamente”, ressaltou a professora da Escola Bosque, Cianne Pereira Saldanha.

Crianças durante ação de conscientização da Jornada Fluvial
Crianças durante ação de conscientização da Jornada Fluvial
Foto: Sepm

A Jornada Fluvial percorreu comunidades como, Vila Progresso, Limão do Curuá, Itamatatuba e Ipixuna Miranda, oferecendo serviços essenciais à população ribeirinha como atendimento jurídico e de cidadania.

“Durante as visitas nas escolas, Cláudio dos Santos Barbosa, Municipal de Vila Progresso e na Escola Bosque tivemos em torno de 660 participantes nas palestras educativas. Estamos conseguindo alcançar e desenvolver um bom trabalho nas comunidades carentes. Tivemos ainda atendimentos que serão encaminhados para o Ministério Público, Defensoria Pública, setor pedagógico de alguma escola e denúncias que serão oficializadas assim que chegarmos à Macapá,” concluiu servidora, Onicelma Gonçalves.

Ações educativas nas escolas
Ações educativas nas escolas
Foto: Sepm

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.