Roseane Pantoja, de 58 anos, levou seu filho Gabriel Leite, de 25 anos, para aproveitar os serviços ofertados nesta sexta-feira, 11.

Centenas de pessoas puderam aproveitar a ação social realizada pelo Governo do Amapá para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, que ocorreu nesta sexta-feira, 11, no Centro Raimundo Nonato Dias Rodrigues, em Macapá. O evento ofertou diversos serviços de cidadania, esporte, lazer e educação, com o objetivo de garantir direitos e proporcionar acolhimento para famílias atípicas.

Uma das pessoas que compareceram foi Roseane Pantoja, de 58 anos, que levou seu filho Gabriel Leite, de 25 anos, que é autista e recebe atendimento no Centro Raimundo Nonato. Para ela, momentos como esse são necessários para pessoas do Espectro junto de suas famílias.
“Essas ações são muito importantes para a gente que tem os nossos filhos estudando aqui, que são de necessidades especiais. Eu trouxe meu filho e fiquei muito feliz. Também aproveitei para inscrever ele no Amapá Jovem. É muito bom, serviço gratuito”, diz Roseane.

A programação integra a “Caravana Azul – Amapá de Inclusão”, uma séria de ações para celebrar o “Abril Azul”, mês de conscientização sobre o autismo. Os participantes puderam aproveitar de palestras, atividades esportivas e de lazer, corte de cabelo, massagem, além de poder emitir a carteira do TEA, CPF e cartão do SUS para pais e cuidadores de crianças com autismo, entre outros.
Quem também aproveitou foi a dona de casa Maria Luzia, de 57 anos, que acompanhou seus sobrinhos com necessidades especiais, Claudineia, de 42 anos, e Paulo Vitor, de 22 anos.
“É uma ação maravilhosa para eles e para a gente também. Eles fazem atendimento desde sempre aqui e estamos aproveitando esse dia de hoje. É importante porque muitas pessoas nem sabem o que significa o autismo”, afirma Maria Luzia.

Neste sábado, 12, os mesmos serviços serão ofertados no Centro de Referência Mundo Azul, em Santana.
A programação foi idealizada pela Seed e acontece em parceria com as secretarias de Estado da Juventude (Sejuv), da Ciência e Tecnologia (Setec), de Assistência Social (Seas) e de Saúde (Sesa). Além disso, também houve participação do centro de Reabilitação do Amapá (Creap), do Sistema de Atendimento Integrado ao Cidadão – Super Fácil e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).









