
“Os Legendários”, movimento surgido na Guatemala em 2015, será tema de uma sessão solene idealizada pela deputada Edna Auzier (PSD), no plenário Deputado Dalto Martins da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), na manhã desta quarta-feira (27). Diversas personalidades ligadas ao movimento serão homenageadas.
Idealizado pelo pastor Chepe Putzu, o movimento vem se expandindo de forma expressiva e hoje está presente em países da América do Norte, Central e do Sul, além de alcançar a Europa e a Ásia.
No Brasil, o movimento foi implantado em 2017, com início na cidade de Camboriú, em Santa Catarina. Atualmente, reúne mais de 130 mil homens legendários, abrangendo participantes de diferentes camadas sociais, profissões e regiões.
No Amapá, o movimento iniciou oficialmente com a realização do TOP (sigla utilizada para designar os encontros em trilhas) – Rota Amapá, pioneiro evento realizado entre os dias 10 e 13 de julho de 2025.

O movimento Legendários tem como missão conduzir homens a uma profunda reflexão sobre seu papel como sacerdotes do lar e agentes de transformação na sociedade, valorizando princípios como responsabilidade, espiritualidade, liderança e integridade. Trata-se de um espaço de fortalecimento masculino que transcende crenças religiosas específicas, aberto à participação de homens de diferentes credos.
Além disso, promove a valorização do contato com o meio ambiente, por meio de experiências em trilhas, e incentiva a prática de ações sociais como expressão concreta da fé cristã e do compromisso com a coletividade.








