Home / Amapá / Emoção e tradição marcam início da etapa nacional do rodeio na 54ª Expofeira do Amapá nesta quinta-feira, 4

Emoção e tradição marcam início da etapa nacional do rodeio na 54ª Expofeira do Amapá nesta quinta-feira, 4

Arena Rio Amazonas, no Parque de Exposições da Fazendinha, recebe 16 competidores de diferentes estados do país.

Agora, peões classificados do rodeio estadual vão disputar etapa nacional
Agora, peões classificados do rodeio estadual vão disputar etapa nacional
Foto: Jorge Júnior/GEA

A Arena Rio Amazonas volta a ser palco de grandes emoções nesta quinta-feira, 4, com a realização da etapa nacional do rodeio na 54ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado. O evento segue nos dias 5 e 6 de setembro, reunindo 16 competidores classificados, que prometem levantar o público em montarias desafiadoras e cheias de adrenalina.

A competição segue as regras oficiais da modalidade: o peão precisa permanecer 8 segundos sobre o boi para validar a montaria, sem poder encostar no animal com a mão livre. Irregularidades resultam em descontos na nota, e a pontuação final leva em conta tanto o desempenho do competidor quanto o comportamento do boi.

O rodeio reforçou o espírito de tradição e lazer da Expofeira, atraindo visitantes de várias cidades do estado
O rodeio reforçou o espírito de tradição e lazer da Expofeira, atraindo visitantes de várias cidades do estado
Foto: Jorge Júnior/GEA

O rodeio é uma das atrações mais tradicionais da Expofeira e, neste ano, consolidou seu espaço como parte da programação esportiva. Durante a etapa estadual, realizada em 30 de agosto e 1º de setembro, as arquibancadas ficaram lotadas, mostrando a força da modalidade no estado. Agora, a expectativa é repetir o sucesso de público na fase nacional.

A etapa nacional promete três noites inesquecíveis de esporte, cultura e tradição, reforçando a 54ª Expofeira como o maior evento do Amapá. A secretária de Desporto e Lazer, Cibely Peixoto, destacou a importância da atração dentro da feira.

“O rodeio valoriza nossas raízes e integra a programação esportiva que este ano está ainda mais diversa. Além de entretenimento, é um momento que movimenta famílias e fortalece tradições”, disse.

Competidor enfrenta os oito segundos de adrenalina em montaria durante a competição
Competidor enfrenta os oito segundos de adrenalina em montaria durante a competição
Foto: Jorge Júnior/GEA

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.