Home / Assembleia Legislativa / Assembleia Legislativa amplia rede de proteção e instala Procuradoria Especial da Mulher em Cutias

Assembleia Legislativa amplia rede de proteção e instala Procuradoria Especial da Mulher em Cutias

Assembleia Legislativa amplia rede de proteção e instala Procuradoria Especial da Mulher em Cutias

IMG-20250919-WA0049

Em sessão solene realizada na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Prefeitura de Cutias, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) instalou a sétima Procuradoria Especial da Mulher no Estado. O objetivo é fomentar o trabalho em rede para a defesa dos direitos das mulheres, ampliar a participação feminina na política e fortalecer o combate à violência contra mulheres e meninas.

Tomou posse como procuradora titular a vice-presidente do Legislativo cutiense, vereadora Letícia Mira (PSD). As vereadoras Leiliane Mira e Mônica Mira assumiram como procuradoras adjuntas.

Foto de P.(19)
O órgão nasce com a missão de promover proteção, acompanhar políticas públicas e estimular a igualdade de gênero, atuando em consonância com o trabalho já desenvolvido pela procuradora titular da Alap, deputada Telma Nery, em âmbito estadual.

“O município de Cutias só tem a ganhar com a implantação da Procuradoria Especial da Mulher. Nós, mulheres, precisamos de políticas públicas para o nosso município e, com certeza, vamos poder ajudar outras mulheres a se fortalecerem, a procurarem ajuda e a serem protegidas”, destacou a procuradora Letícia Mira, que, em seu pronunciamento, cobrou do prefeito de Cutias, Junior Mourão (PL), um espaço físico para abrigar a Procuradoria.

A abertura da solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Cutias, vereador Macle Leite (PSD), que garantiu total apoio às atividades da Procuradoria da Mulher da Câmara do município.

Segundo o vereador, nos últimos anos, diversos casos de violência doméstica e feminicídio têm ocorrido no município, muitos deles sem solução. “Esperamos que este seja o pontapé inicial para que casos como os que aconteceram não fiquem impunes”, afirmou Macle Leite, que também leu o termo de posse das novas procuradoras da mulher no município.

IMG-20250919-WA0052
Também participaram da cerimônia as deputadas Dayse Marques e Aldilene Souza, procuradoras adjuntas da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Amapá; o prefeito Junior Mourão; o vereador Pimpolho; além de autoridades municipais.

“É um marco positivo para que possamos defender, de forma justa, os direitos das mulheres. Hoje, vivemos em um país onde muitos ainda não compreendem plenamente quais são esses direitos. Eu sou um defensor do sexo feminino, porque o que seria de nós sem as mulheres? E mais: o lugar da mulher é onde ela quiser. Então, a gente tem que respeitar”, destacou o prefeito Junior Mourão.

A deputada e procuradora Telma Nery ressaltou que a iniciativa de Cutias fortalece a rede de apoio contra a violência e amplia a participação feminina na política local. “A Procuradoria da Mulher é o primeiro espaço de acolhimento. Aqui, as mulheres terão apoio e orientação para enfrentar situações de violência e conquistar mais respeito e dignidade. É uma conquista que fortalece toda a comunidade”, afirmou.

A iniciativa integra um movimento crescente no Estado do Amapá de fortalecimento da rede de proteção à mulher por meio das procuradorias municipais. Já são sete instaladas nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Pracuúba, Amapá e Cutias do Araguari (instalada em 19 de setembro).

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.