Balanço: Samu do Amapá registra 139 atendimentos durante o Carnaval 2025

Nos cinco dias de programação, 70,18% foram considerados de risco médio.

 Samu do Amapá esteve presente na programação do Carnaval 2025
Samu do Amapá esteve presente na programação do Carnaval 2025
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Amapá intensificou a atuação durante o período de Carnaval, garantindo suporte às emergências em programações como o desfile das escolas de samba no Sambódromo, e a passagem do bloco A Banda nas ruas de Macapá. De sexta-feira, 28 de fevereiro, até terça-feira, 4 de março, foram 139 chamados.

Foto: Divulgação

Entre os deslocamentos das ambulâncias, 40 foram com Unidades de Suporte Avançado (USA) e 99 das Unidades de Suporte Básico (USB). No geral, 70,18% foram considerados de risco médio, 18,71% de risco alto e 8,19% de baixo risco, a maioria do pacientes foi do sexo masculino.

A maioria das assistências foi de urgências clínicas, como falta de ar, mal-estar, hipertensão aguda severa, dor abdominal e outros, seguido de acidentes de trânsito, intoxicação por álcool e quedas.

Confira quais foram os tipos de atendimentos do Samu no carnaval:

  • Urgências clínicas: 118 atendimentos (falta de ar, mal-estar, hipertensão aguda severa, dor abdominal, entre outras)
  • Causas externas: 63 atendimentos (intoxicação por álcool, acidentes de trânsito, acidentes com animais peçonhentos, quedas)
  • Casos psiquiátricos: 18 atendimentos
  • Casos pediátricos: 9 atendimentos
  • Casos ginecológicos/obstétricos: 5 atendimentos
  • Outros: 10 atendimentos

Durante o bloco A Banda, que concentra uma multidão de foliões na terça, a Unidade de Suporte Avançado atendeu 6 pacientes, desses 4 mulheres e 2 homens que sofreram quedas durante o percurso e receberam atendimento da equipe médica.

“Reforçamos a importância do atendimento pré-hospitalar qualificado para garantir resposta ágil e eficaz às emergências, reduzindo riscos e complicações para os pacientes. A atuação integrada das equipes foi fundamental para garantir assistência durante o período festivo”, destacou Donato Farias, diretor do Samu estadual.

Entre os atendimentos, 40 chamados foram com ambulância de suporte avançado
Entre os atendimentos, 40 chamados foram com ambulância de suporte avançado
Foto: Gabriel Maciel/Sesa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.