CBF manifesta apoio à FAF e sanções ao Santos por interferência externa

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) determinou, na tarde desta quarta-feira (17), o afastamento da Diretoria da Federação Amapaense de Futebol (FAF) e a nomeação de um interventor.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou apoio à Diretoria da FAF e ao seu Conselho Fiscal, e repudiou qualquer tentativa de interferência externa na Federação. Em ofício, a CBF alertou que medidas judiciais contra suas filiadas podem acarretar sanções, pois violam a autonomia privada garantida pela Constituição e pelos Estatutos e Regulamentos da CBF, CONMEBOL e FIFA. A CBF também afirmou que não reconhece nenhuma decisão que contrarie as deliberações soberanas da Assembleia Geral da Federação, que é o único órgão competente para tratar dos assuntos de interesse dos seus membros.

A ação da 4ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá atende a um pedido do Santos Futebol Clube, que tenta intervir na justiça contra a Federação Amapaense de Futebol.

A CBF reforça que, caso algum clube filiado à Federação tenha ingressado com ação na Justiça contra a entidade, atentando contra as decisões autônomas e soberanas da sua Assembleia Geral e tentando impor interferência externa na sua gestão, poderá ser imediatamente desligado das competições das quais participa, e perder o direito de disputar qualquer torneio no ano seguinte.

O deputado estadual Roberto Góes (União), que é presidente licenciado da FAF, disse que vai recorrer da decisão.

Veja o que diz Ofício CBF n.º 20/2024

Liga dos Clubes Profissionais do Estado do Amapá, juntamente com as Ligas Desportivas Municipais e os Clubes Não Profissionais emitem Nota de Desagravo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress