Home / Segurança Pública / Com reforço de policiais, Governo do Amapá não registra ocorrências graves na passagem do bloco ‘A Banda’

Com reforço de policiais, Governo do Amapá não registra ocorrências graves na passagem do bloco ‘A Banda’

Foram registradas apenas 20 ocorrências leves durante a passagem do bloco mais tradicional de Macapá

Polícia MIlitar realizou policiamento a pé e motorizado durante todo o percuso do bloco
Polícia MIlitar realizou policiamento a pé e motorizado durante todo o percuso do bloco
Foto: Márcia do Carmo/GEA

O planejamento estratégico da segurança pública do Governo do Estado não registrou nenhuma ocorrência grave durante a passagem do bloco ‘A Banda’, na terça-feira de Carnaval, em Macapá. Durante todo o percurso, foram contabilizadas cerca de 20 ocorrências, nenhuma de natureza criminal grave, demonstrando assim a ótima execução do planejamento das forças de segurança.

Secretário adjunto de Segurança, Felipe Vieira
Secretário adjunto de Segurança, Felipe Vieira
Foto: Cássia Lima/Sejusp

“Obtivemos êxito em um trabalho integrado das forças de segurança, garantindo a tranquilidade e a paz de todos os brincantes e empreendedores antes, durante e depois da passagem do bloco”, destacou o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Felipe Vieira.

De acordo com o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) da Segurança Pública do Amapá, que capitaneou os atendimentos, foram 20 ocorrências, todas de natureza inicial, como: emergência clínica, crise convulsiva, poluição sonora, desobediência e lesão corporal.

A utilização da Central Integrada de Comando e Controle Movél foi estratégica durante a programação de carnaval
A utilização da Central Integrada de Comando e Controle Movél foi estratégica durante a programação de carnaval
Foto: Iago Fonseca/Sejusp

O caso de maior destaque registrado foi a violação de decisão judicial, detectada pelas câmeras de reconhecimento facial, que identificaram uma mulher com tornozeleira eletrônica no local. “Ela tem restrição de direito e não deveria estar ali. Assim que a localizamos por meio da inteligência das câmeras, a polícia a conduziu à delegacia”, detalhou o secretário.

Polícia Militar realizou policiamento a pé e motorizado durante todo o percuso do bloco
Polícia Militar realizou policiamento a pé e motorizado durante todo o percuso do bloco
Foto: Cássia Lima/Sejusp

Os profissionais realizaram policiamento a pé, motorizado, aéreo e com o auxílio de câmeras. Todo o percurso do bloco contou com mais de 600 agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Iapen, Polícia Científica, Grupo Tático Aéreo (GTA) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), atuando de forma integrada.

Todo o aparato da segurança para a passagem do bloco incluiu reconhecimento facial, uso de inteligência artificial, dezenas de drones, sistemas de inteligência e policiamento preventivo e ostensivo remunerado — ou seja, com escala extra de profissionais.

GTA realizou policiamento aéreo durante o percurso do bloco
GTA realizou policiamento aéreo durante o percurso do bloco
Foto: Jorge Júnior/GEA

Plano de segurança para o carnaval 

O plano operacional que o Governo do Amapá preparou para a segurança do carnaval 2026 conta com a atuação de 1.517 agentes distribuídos ao longo da programação oficial. A operação tem o apoio de 85 viaturas, um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), além de 15 drones.

O planejamento segue com o cronograma carnavalesco, cobrindo a apuração dos desfiles das escolas de samba, o circuito dos blocos, programações nos municípios e o policiamento ostensivo em blocos de rua nos bairros de Macapá e Santana até o fim de semana.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.