Rosângela Silva participa do evento do Governo do Estado que segue nesta terça-feira, 19, no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, em Macapá.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Participante do evento e líder do grupo “Marabaixo da Gungá”, de comunidade de Mazagão Velho, Rosângela Silva comentou a importância da celebração para todos os povos remanescentes, e que a oportunidade permite que novas pessoas conheçam a história e a cultura da ‘Terra de São Tiago’.
“Isso não é uma apresentação qualquer. Estamos em um palco que reconhece nossa importância, e todas as comunidades se reúnem para mostrar sua história e riqueza cultural para o Amapá, esse berço da cultura negra”, afirmou Rosângela.
Oportunidade permite que novas pessoas conheçam a história e a cultura negraFoto: Gabriel Penha/GEA
O “Marabaixo da Gungá” foi o último grupo a se apresentar, mas antes dele, houve apresentações recreativas de alunos do projeto “Cantando Marabaixo nas Escolas”, desenvolvido pela Nação Marabaixeira em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). A atividade contou com estudantes das escolas estaduais Francisco de Oliveira Filho, do distrito de Anauerapucu, em Santana, e Wilson Hill de Araújo, de Itaubal.
“Começamos a trabalhar essa atividade para que nossos alunos se sentissem pertencentes e orgulhosos de sua história, e hoje, ver que esse projeto está sendo feito no Encontro dos Tambores é surreal. Conseguimos contribuir com a divulgação da cultura do marabaixo”, afirmou o integrante da Nação Marabaixeira, Carlos do Rosário.
Integrante da Nação Marabaixeira, Carlos do RosárioFoto: Gabriel Penha/GEA
Cinquenta anos da capoeira no Amapá
Na mesma noite, o espetáculo “Berimbalada da Capoeira” reuniu os grupos “Capoeira Ginga Amapá”, da Associação de Capoeira Quilombo Brasil, e do Centro Cultural e Desportivo Feminino de Capoeira As Marias, que celebraram os 50 anos do movimento no estado com corte de bolo e homenagem a 25 mestres do segmento.
“Com todo o respeito aos mestres, mas hoje, em especial, saúdo as Marias, as Jheniffers e tantas outras mulheres que contribuem para o fortalecimento da capoeira em nosso estado”, afirmou a diretora-presidente da Fundação Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), Josilana Santos.
Diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos destacou a importância da participação feminina na capoeiraFoto: Gabriel Penha/GEA
Também participaram do momento a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, e a coordenadora geral da União dos Negros do Amapá (UNA), Cristina Almeida. Durante a celebração, houve a apresentação dos grupos “Dica Lemos”, da comunidade de Areal do Matapi, e de batuque, de São Pedro dos Bois. Para encerrar a programação, o cantor João Amorim realizou o projeto “Roda de Bandaia”.
29º Encontro dos Tambores
Com o tema “No Meio do Mundo com os Tambores de Todo o Mundo”, o evento é realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA), com apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a programação tem como objetivo celebrar a ancestralidade e a cultura afro-amapaenses, além de promover a reflexão e o debate sobre temas como racismo e luta pela igualdade racial.
Show do cantor João Amorim fechou a quinta noite do eventoFoto: Aog rocha/GEA
Confira a programação desta terça-feira, 19:
- Tema: Patrimônio Cultural e Musical Afro
- 16h – Roda de conversa sobre o livro “Igarapé do Lago: História e Memória”, com a palestrante José Maria;
- 17h às 20h – Ações de saúde com o “Consultório de Rua” e o “OdontoMóvel”;
- 18h – Rezadores de Ladainha;
- 19h – Apresentação do grupo folclórico “São José do Mata-Fome”;
- 19h30 – Apresentação do grupo de marabaixo “São Sebastião do Igarapé do Lago”;
- 20h – Apresentação do grupo folclórico de marabaixo “Tia Sinhá”;
- 20h30 – Show de reggae com Wellen Monte e Banda;
- 21h – Apresentação do grupo “Herdeiros do Marabaixo”;
- 21h30 – Apresentação de grupos de marabaixo da Associação Cultural Raimundo Ladislau;
- 22h – Apresentação do Grêmio Recreativo Cultural Academia de Samba Unidos do Buritizal;
- 22h30 – Apresentação da Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada;
- 23h – Show da cantora Patrícia Bastos.