Equipe de Saúde monitoram atendimentos das vítimas das enchentes em três municípios do Amapá

Cinco vítimas das enchentes foram atendidas no Hospital de Tartarugalzinho. Nesta segunda-feira, 28, gestores da Sesa acompanham ação humanitária do Governo do Amapá.

Equipe de saúde e da Prefeitura de Tartarugalzinho visitaram as áreas afetadas pelas enchentes
Equipe de saúde e da Prefeitura de Tartarugalzinho visitaram as áreas afetadas pelas enchentes
Foto: Divulgação/Sesa

A força-tarefa humanitária do Governo do Amapá segue prestando suporte às famílias atingidas por enchentes após as fortes chuvas que afetaram a Região dos Lagos, que compreende os municípios de Tartarugalzinho, Calçoene e Pracuúba, no domingo, 27. Na manhã desta segunda-feira, 28, uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deslocou-se até os locais para avaliar quais novas medidas deverão ser tomadas para reforçar a assistência em saúde.

Cinco vítimas da enchente deram entrada no Hospital de Pequeno Porte Maria Odete Vilhena Parize, em Tartarugalzinho, apresentando diarreia e sintomas psicológicos. A unidade, que é a principal retaguarda para os atendimentos, reforçou suas equipes, bem como os estoques de medicamentos e insumos. De acordo com a Defesa Civil, o município é o mais afetado até o momento.

Moradores de três municípios foram atingidos por enchentes após as fortes chuvas na Região dos Lagos, no Amapá
Moradores de três municípios foram atingidos por enchentes após as fortes chuvas na Região dos Lagos, no Amapá
Foto: Divulgação/Defesa Civil

A secretária de Saúde, Nair Mota, ressaltou que estão sendo tomadas todas as providências para receber a população, que já recebeu, inicialmente, colchões, kits de alimentos e de higiene, além de água mineral, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Defesa Civil. O Governo do Amapá também decretou situação de emergência e montou uma Sala de Situação que reúne vários órgãos do Estado e Municípios.

“Os sinais de doenças como diarreia, febre e vômitos costumam surgir no dia seguinte ao contato com as águas das enchentes. Assim, por determinação do governador Clécio Luís, que está liderando essa frente humanitária, estamos acompanhando os municípios e avaliando novas ações para garantir a saúde da população”, ressaltou a gestora, que está no local, acompanhada do secretário adjunto de Assistência Hospitalar, Rinaldo Martins.

Hospital de Tartarugalzinho reforçou os estoques de medicamentos e insumos
Hospital de Tartarugalzinho reforçou os estoques de medicamentos e insumos
Foto: Max Renê/GEA

A estrutura do Hospital de Tartarugalzinho, que foi entregue pelo governador em setembro do ano passado, conta com 12 novos leitos pediátricos e adultos, enfermarias, salas de estabilização, observação, pré e pós-parto, classificação de risco e acolhimento, além de consultórios médicos, espaços de expurgo, sutura e curativo.

“Estamos preparados para atender nossa população. A equipe é totalmente qualificada e os investimentos do Governo do Estado em equipamentos e estrutura, possibilitaram um diagnóstico mais ágil, potencializando o tratamento correto e aumentam as chances de cura dos pacientes”, destacou Quelma Coelho, diretora da unidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.