Cartilhas educativas serão distribuídas ao longo do ano letivo em escolas estaduais nos 16 municípios.

Para aumentar a conscientização e reforçar a luta contra os maus-tratos aos animais, o Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 23, a distribuição de cartilhas educativas para alunos da rede estadual de ensino. A iniciativa contempla diferentes unidades de ensino dos municípios e começou pelas Escolas Estaduais Silvio Camilo e Governador Ivanhoé Gonçalves Martins, ambas em Macapá.
Coordenada pela Secretaria de Estado do Bem-estar Animal, a ação faz parte do projeto “Escola Amiga dos Animais”, que reforça o debate sobre os cuidados com a causa animal e amplia as discussões para a comunidade escolar.
“Adotar um pet é um ato de amor, mas também de responsabilidade. Antes de levar um animalzinho para casa, é importante ter informações sobre alimentação, vacinas, hábitos de higiene, além de atividades que eles precisam praticar. É inaceitável que uma pessoa crie um animal, mas quando ele adoece ou envelhece, abandone ou jogue fora. A sociedade tem que aprender que o bichinho de estimação é praticamente um filho e tem que ser cuidado em todas as circunstâncias”, destacou a gestora da Secretaria de Estado do Bem-estar Animal, Laudenice Monteiro.

O projeto da Secretaria do Bem-estar Animal conta com o apoio das Secretarias de Educação (Seed) e Comunicação (Secom). A Seed tem como papel apresentar e realizar palestras para conscientizar os alunos sobre os dados que compõem a cartilha, ajudando as crianças a se tornarem amigos dos animais.
A distribuição da cartilha continuará ao longo do ano letivo, abrangendo escolas em todos os 16 municípios do estado. A expectativa é que, com o tempo, a próxima geração proteja e acolha os pets, promovendo uma sociedade mais consciente e responsável em relação aos animais.

A diretora da Escola Estadual Governador Ivanhoé Gonçalves Martins, Marinalda Saldanha, falou da importância de trazer isso, de forma “precoce”, para as crianças aprenderem desde cedo o cuidado com os animais.
“Ações como essa são fundamentais porque, na maioria das vezes, todos pensam em ter um animal. E é muito bom para eles saberem como cuidar, como zelar pelo seu pet, porque esses animais é o que está muita das vezes presente no dia a dia da criança. Na maioria das vezes o pai e mãe não estão, mas o cachorrinho ou o gatinho estão lá. E, de certa forma, é um carinho, é um cuidado e eles precisam saber disso também”, pontuou Marinalda Saldanha.

Durante a entrega, a estudante Rayssa Silva, de 9 anos, compartilhou sua experiência com animais de estimação. “Eu tenho 2 gatos e 1 cachorro em casa, achei muito importante essa palestra, deu para aprender que não se deve maltratar os animais e também não deixar eles presos, não deixar eles em ambientes sujos e nem bater neles, porque isso pode causar muitos danos”, relatou.
Para denunciar casos de maus-tratos a animais no Amapá, a população pode entrar em contato com a delegacia pelo telefone 190 ou registrar a ocorrência em qualquer delegacia de Polícia Civil.
