‘Escuto as histórias e me emociono’, relata aluna que o entrar pela primeira vez no Novo Cândido Portinari

Ana Cláudia, de 19 anos, estuda na instituição há dois anos e sempre ouviu histórias sobre o sonho de retornar ao prédio renovado pelo Governo do Amapá.

Marcando a memória de uma nova geração de artistas amapaenses, o Governo do Estado entregou Novo Centro de Educação Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari, no bairro Central de Macapá. Entre esses sucessores das artes plásticas, está a estudante do curso de ilustração Ana Cláudia, de 19 anos, que visitou pela primeira vez o prédio onde passará a estudar.

FOTOS: conheça o Novo Candido Portinari, revitalizado e entregue pelo Governo do Amapá, em Macapá

 Ana Cláudia ouvia histórias de alunos e se emocionava com a expectativa de estudar no Novo Cândido PortinariAna Cláudia ouvia histórias de alunos e se emocionava com a expectativa de estudar no Novo Cândido PortinariFoto: Nayana Magalhães/GEA“Escuto as histórias dos alunos que já estudaram aqui, que estão há mais tempo, e toda vez me emocionam. Estudo há dois anos no Cândido e eles sempre falavam para mim que era um sonho voltar para o prédio, viver e ver de novo como era. Agora nós olhamos aqui ele todo reformado, lindo e maravilhoso. Isso me inspira a melhorar, assim como me inspiro em outros artistas e professores que estão com a gente aqui, sempre superando os meus limites”, celebrou a jovem artista.

Cláudia se interessou pelas pinturas e desenhos em 2020, durante a pandemia de Covid-19, e viu a arte como uma forma de escape para exercitar a mente e se distrair. Ela teve incentivo de seus amigos para criarem um canal de animação, que não deu certo, mas ela continuou na arte e se inscreveu para fortalecer as habilidades no Novo Cândido Portinari.

Quem já teve a oportunidade de frequentar o Cândido Portinari antes de receber a reforma foi o artista plástico e grafiteiro Miqueas Alves, de 37 anos, que estudou em 2006 durante uma oficina de quadrinhos e em 2018 fez o curso de desenho técnico. Ele destaca a amplitude e o conforto que as salas receberam.

“Temos as centrais de ar, que antes eram ar-condicionado e está muito mais claro. Tudo isso beneficia muito na produção artística. O meu sentimento é de felicidade, saber que voltou como um prédio aconchegante, com material de qualidade para trabalhar, isso é muito bom, só traz evolução para o estado, para os artistas e para a cultura em geral”, ressaltou o artista.

Novo Cândido Portinari

Espaço preserva as linhas arquitetônicas originais do Centro de ArtesEspaço preserva as linhas arquitetônicas originais do Centro de ArtesFoto: Evandro Vilhena/SeedA reforma do espaço iniciou em setembro de 2014 e passou por períodos de paralisação devido à rescisão de contratos com empresas. A gestão atual possibilitou a finalização da obra em apenas 18 meses, seguindo o compromisso com a infraestrutura da educação no Plano de Governo.

Ampliado e mobiliado, o ambiente é a 12ª obra da educação entregue pela gestão, com salas inéditas como a de Educação Especializada e de informática, acessibilidade e climatização. O Novo Cândido também recebeu equipamentos como câmeras fotográficas, cavaletes e materiais para produções artísticas. 

Novo Cândido PortinariNovo Cândido PortinariFoto: Nayana Magalhães/GEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress