Home / Infraestrutura / Governador Clécio Luís vai entregar Residencial Vila dos Oliveiras para 512 famílias no Amapá

Governador Clécio Luís vai entregar Residencial Vila dos Oliveiras para 512 famílias no Amapá

Em menos de um ano e meio de gestão, são mais de 1,5 mil moradias construídas e entregues para a população amapaense.
Novo residencial irá atender famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza

Na próxima segunda-feira, 13, o governador Clécio Luís entrega o Residencial Vila dos Oliveiras para 512 famílias na Zona Sul de Macapá. Os apartamentos integram a política de habitação da atual gestão para garantia da dignidade e bem-estar social da população.

Este é o segundo residencial entregue pelo Governo do Estado em menos de 1 ano e meio. Em dezembro, mil unidades habitacionais foram entregues nas etapas 3 e 4 do Miracema. Ao todo, são mais de 1,5 mil novas moradias garantidas para a população do Amapá.

A cerimônia acontece na presença do ministro das Cidades, Helder Melilo, da ministra do Planejamento, Simone Tebet e do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

A obra é a primeira etapa da urbanização do Complexo do Aturiá, que prevê a revitalização total da área, com estruturas para espaços turísticos de convívio, lazer e contemplação do Rio Amazonas e conta com emendas do senador Davi Alcolumbre.

Com obras iniciadas em 2011 e paralisadas em 2014, o Vila dos Oliveiras foi retomado em 2019, sendo que, até 2022, cerca de 53% do trabalho havia sido concluído. Sob a atual gestão, o trabalho avançou e o Residencial foi finalizado em menos de um ano e meio. O Residencial é orçado em R$ 72 milhões, sendo mais de R$ 53 milhões em recursos do Tesouro Estadual. O restante é advindo do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social (FNHIS) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O residencial vai atender famílias que perderam as casas por conta do avanço do Rio Amazonas, pessoas de demandas dirigidas, definidas em conjunto com o Ministério Público do Estado (MP-AP), e cidadãos em condição de pobreza ou extrema pobreza, inscritos no CadÚnico, e assistidos por programas sociais como Bolsa Família, Renda para Viver Melhor e Aluguel Social do Governo do Amapá.

Com a entrega, os novos moradores vão ganhar apartamentos com 42 metros quadrados, contendo dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e fornecimento de água tratada e energia de qualidade.

Acessibilidade

Para garantir maior acessibilidade, o Governo do Amapá estabeleceu que o 1º andar de cada prédio seja ocupado por pessoas idosas e/ou portadoras de deficiência, onde foram instaladas adaptações para atender o referido público.

Infraestrutura do residencial

O Residencial Vila dos Oliveiras conta com uma escola/creche, com capacidade para 60 alunos na modalidade de Ensino Integral e 120 na modalidade de turnos.

O habitacional é o único de Macapá que possui uma quadra poliesportiva coberta e quadra de areia. Além disso, o Vila dos Oliveiras conta com centro comunitário, academia ao ar livre e playground,

Ao todo, o local conta com três ruas que levam nomes de árvores plantadas no local: Rua Jaqueira; Rua Castanheira e Rua Bacabeira. Foram colocadas 1.600 mudas para jardinagem, sendo 60 de árvores como: Bacabeiras, Oitizeiros, Sibipiruna, Pau-Ferro e Nim Indiano.

Geração de emprego e renda

A obra gerou mais de mil postos de trabalho diretos e indiretos. Cerca de 150 pessoas, que foram contempladas com apartamentos, também tiveram a oportunidade de trabalhar no local, cuidando da pintura, arremates, limpeza e ornamentação do residencial, com novos apartamentos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.