Home / Amapá / Governo do Amapá celebra os 98 anos do Mestre Sacaca com programação especial em Macapá

Governo do Amapá celebra os 98 anos do Mestre Sacaca com programação especial em Macapá

Com feira de ervas medicinais, remédios fitoterápicos, degustação de chás e exposição fotográfica, público teve momento especial no Museu Sacaca.

Homenagem reuniu familiares do Mestre Sacaca e visitantes para celebrar o seu legado

Homenagem reuniu familiares do Mestre Sacaca e visitantes para celebrar o seu legadoFoto: Thaysa Ruane/GEAPara celebrar os 98 anos de Raimundo dos Santos Souza, o Mestre Sacaca, o Governo do Amapá promoveu uma homenagem aberta ao público em Macapá, com apresentações culturais, feiras de ervas medicinais e exposição de documentário sobre a vida do “doutor da floresta”, no Museu Sacaca, na quarta-feira, 21.

Mestre Sacaca, que dá nome ao Museu a céu aberto no centro da cidade, foi um curandeiro muito conhecido na região, uma figura que se inspirou e buscou nas florestas do Amapá, ajudar as pessoas com remédios naturais e garrafadas. A família Sacaca esteve presente no evento e recebeu homenagens em forma de ladrão de Marabaixo e poesia, além do lançamento dos livros do Sacaca em formato e-book, disponíveis para download no site do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

“Se ele estivesse vivo completaria 98 anos e acho tudo muito bonito tudo o que fizeram. Ele não foi apenas o meu avô, foi uma pessoa importante para o Amapá e fico feliz de ver tantas pessoas se interessando pelos conhecimentos que ele deixou. Agora com os livros dele em PDF, pessoas de outros estados poderão conhecer e aprender com os ensinos que ele deixou, e isso é maravilhoso”, comemorou a neta do Mestre Sacaca, Ana Clara, de 17 anos.

Familiares do Mestre Sacaca em visita ao Museu

Familiares do Mestre Sacaca em visita ao MuseuFoto: Thaysa Ruane/GEASegundo a coordenadora do Museu Sacaca, Adriana Rodrigues, a homenagem foi uma forma de reforçar o legado deixado pelo Mestre, além de promover os conhecimentos e pesquisas realizadas por ele.

Adriana Rodrigues, coordenadora do Museu Sacaca

Adriana Rodrigues, coordenadora do Museu SacacaFoto: Thaysa Ruane/GEA“O Mestre Sacaca está presente na história do Museu pela sua representatividade, pelos valiosos serviços e pelo conhecimento compartilhado ao longo dos anos de sua vida. Na presença da família dele celebramos seu legado”, explicou a coordenadora do Museu Sacaca, Adriana Rodrigues.

O Sacaca é um dos dois brasileiros homenageados pela Divine Academia Francesa, além de ser um curandeiro reconhecido no Amapá, com o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal do Amapá.

“É importantíssimo lembrar a história dele e perpetuar esse legado para as futuras gerações”, ressaltou a condutora do museu e coordenadora do evento, Simei Leite.

História

Sacaca nasceu no ano de 1926, em Macapá. Casou-se com a primeira miss Amapá, Madalena Souza. O matrimônio gerou 14 filhos. O mestre Sacaca também era envolvido na cultura, tocava caixa de marabaixo e sabia confeccionar os instrumentos.

Mestre Sacaca, que dá nome ao Museu a céu aberto, foi um curandeiro muito conhecido na região

Mestre Sacaca, que dá nome ao Museu a céu aberto, foi um curandeiro muito conhecido na regiãoFoto: Maksuel Martins/GEAEle foi um dos fundadores da União dos Negros do Amapá e da primeira associação de idosos. Na década de 1990 atuou na Rádio Difusora de Macapá com o programa “A Hora do Campo”, descrevendo as propriedades medicinais das plantas. Sacaca ainda publicou três livros que falam de “A à Z” sobre as plantas que curam.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.