Home / Educação / Governo do Amapá entrega 31ª escola totalmente reconstruída na comunidade de Gurupora, em Cutias

Governo do Amapá entrega 31ª escola totalmente reconstruída na comunidade de Gurupora, em Cutias

Investimento de mais de R$ 1,8 milhão garante estrutura moderna e segura para alunos e profissionais da Escola Estadual José Ribeiro Pontes.

Escola de Cutias do Araguari foi totalmente reformada para dar mais conforto e qualidade aos alunos
Escola de Cutias do Araguari foi totalmente reformada para dar mais conforto e qualidade aos alunos
Foto: Larah Bastos/Seed

O Governo do Amapá entrega neste sábado, 18 de outubro, às 11h, a nova estrutura da Escola Estadual José Ribeiro Pontes, na comunidade de Gurupora, em Cutias. Totalmente reconstruída, a unidade agora oferece um ambiente moderno, acessível e seguro para 186 estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Com investimento de R$ 1.850.810,76, provenientes do Tesouro Estadual, a obra foi executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e contemplou tanto a reconstrução física quanto a modernização dos ambientes escolares.

Entre os destaques da obra está a construção de uma área de descanso e lazer para a comunidade escolar
Entre os destaques da obra está a construção de uma área de descanso e lazer para a comunidade escolar
Foto: Larah Bastos/Seed

Entre as melhorias, estão a reforma completa da cozinha, com revestimentos e bancada em granito, a criação de um espaço de vivência com pergolado, passarelas cobertas, um auditório para eventos, e uma nova área de serviço com tanque e depósito. Os banheiros também foram totalmente revitalizados, com a instalação de divisórias de granito, novas louças e portas em alumínio.

A escola recebeu ainda pintura completa, troca dos forros, piso de alta resistência, revitalização da fachada e dos muros, além de reparos hidráulicos e elétricos e novas esquadrias em alumínio e vidro.

Unidade agora conta com refeitório amplo e equipado
Unidade agora conta com refeitório amplo e equipado
Foto: Larah Bastos/Seed

O investimento também contemplou a aquisição de mobiliário e equipamentos, como mesas, cadeiras, armários, bebedouros, ventiladores, centrais de ar, utensílios de cozinha e computadores para o apoio pedagógico e administrativo.

A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, destacou que a entrega da escola representa o compromisso do Governo do Amapá em garantir ambientes adequados ao processo de ensino-aprendizagem, especialmente nas comunidades mais distantes.

Secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro
Secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro
Foto: Lidiane Lima/GEA

“A Escola José Ribeiro Pontes tem uma história marcada pela dedicação de educadores e pela força da comunidade de Gurupora. Essa entrega é o reconhecimento de que cada aluno, independentemente de onde vive, merece aprender em um espaço digno, seguro e acolhedor. Estamos fortalecendo a educação com infraestrutura, tecnologia e valorização das pessoas”, afirmou a secretária.

Esta é a 31ª unidade escolar entregue pelo Governo do Amapá desde o início da atual gestão e a primeira no município de Cutias. A ação integra o programa de reestruturação da rede estadual de ensino, que tem transformado escolas em todo o estado, ampliando o acesso à educação de qualidade.

A Escola Estadual José Ribeiro Pontes foi criada em 1972 e recebeu o nome em homenagem ao primeiro professor da comunidade, que teve papel fundamental na formação da Vila de Gurupora e na mobilização social da região. Hoje, a unidade segue como referência educacional para estudantes de localidades próximas, como São Sebastião, Bom Destino, Sagrado, Alta Floresta, Livramento e áreas ribeirinhas do Rio Gurupora.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.