Governo do Amapá garante equipamentos para abertura de cinco novas salas cirúrgicas no Hospital de Clínicas Alberto Lima

Espaços estão funcionando e as cirurgias de grande, médio e pequeno porte acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite.

 Novas salas recebem procedimentos de grande, médio e pequeno porte
Novas salas recebem procedimentos de grande, médio e pequeno porte Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Para reafirmar a saúde como prioridade da gestão, o Governo do Amapá garantiu a estruturação de cinco novas salas cirúrgicas no Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal). Com os novos locais, a unidade passa a ter dez espaços funcionais e equipados para a realização de cirurgias de grande, médio e pequeno porte.

Como o tempo de procedimento pode variar conforme a complexidade de cada caso, a ampliação do número de salas permite que mais pacientes sejam operados, independente do tempo necessário para cada cirurgia.

Responsável técnica no Centro Cirúgico, Crislena Gama
Responsável técnica no Centro Cirúgico, Crislena Gama Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Hoje, o Hcal é o único hospital de alta complexidade no estado do Amapá para atender a nossa população e as comunidades ribeirinhas do Pará. Temos 14 especialidades cirúrgicas, e, com o aumento das salas e a ampliação do espaço físico e tecnológico, vamos conseguir atender o paciente de forma mais eficiente e eficaz, sempre garantindo a qualidade e segurança do procedimento”, explicou a enfermeira do Hcal, Crislena Gama.

Para que as salas pudessem receber novos pacientes, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) executou a construção física, e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) garantiu os equipamentos necessários, como os carros de anestesia, arcos e mesas cirúrgicas, raio-x portáteis e monitores multiparâmetros.

Anestesista do Centro Cirúrgico do Hcal, Rosália Freitas
Anestesista do Centro Cirúrgico do Hcal, Rosália Freitas Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Estamos com aparelhos de anestesia novos, mesas cirúrgicas para realizar vários tipos de procedimento e com as salas totalmente equipadas que garantem que os procedimentos ocorram com excelência e tragam a resolutividade que nossos pacientes precisam”, garantiu a anestesista Rosália Freitas.

A aposentada Ana Aparecida veio de Laranjal do Jari para realizar uma cirurgia oftalmológica, e para ela, fazer o procedimento significa ganhar mais qualidade de vida.

“Eu já estava ansiosa por essa cirurgia, com ela eu sei que vou poder enxergar melhor, ter minha autonomia de volta e poder fazer as coisas que gosto sem limitações e ajuda dos outros. Desde que cheguei aqui fui muito bem recebida, a equipe tranquiliza e deixa a gente bem confortável para esse momento”, disse Ana antes de realizar a operação.

Ana Aparecida veio do Laranjal do Jari para realizar a cirurgia

Ana Aparecida veio do Laranjal do Jari para realizar a cirurgia Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress