O Governo do Amapá realizou um mutirão de atendimento, em Pedra Branca do Amapari, para validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Durante a ação, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de junho, cerca de 200 atendimentos foram efetuados e 43 registros foram validados.
A iniciativa, além de estar alinhada ao Plano de Governo da gestão, que incentiva o crescimento econômico da agricultura familiar e garante acesso à linhas de créditos, busca a conservação da natureza, oferecendo o esclarecimento de dúvidas e a atualização do CAR.
O mutirão também levou informações sobre o projeto “Floresta + Amazônia”, que apoia pequenos produtores rurais e a conservação de espécies nativas. A proposta do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é fortalecer a preservação do meio ambiente, proporcionando benefícios econômicos aos agricultores comprometidos com a sustentabilidade.
“Esse engajamento dos produtores rurais na conservação do meio ambiente é muito importante, pois a iniciativa promove um futuro sustentável, o desenvolvimento da região e melhor qualidade de vida para todos, gerando a conscientização das pessoas para que zelem pela natureza.”, pontuou o coordenador de articulação institucional e analista ambiental, Igor Lemes.
Próximas ações
Entre os dias 1º e 5 de julho, o município de Calçoene, localizado a 356 quilômetros da capital, receberá o mutirão de atendimento para regularização ambiental. A atividade é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari.