Home / Saúde / Governo do Amapá reforça proteção dos profissionais de saúde que atuam com radiação no Hospital de Emergência

Governo do Amapá reforça proteção dos profissionais de saúde que atuam com radiação no Hospital de Emergência

Dispositivo que permite monitorar os níveis de exposição e garante condições seguras de trabalho já está sendo utilizado nas unidades do Estado.

Equipe de tecnólogos e técnicos em Radiologia do HE de Macapá, com os dispositivos de uso individual
Equipe de tecnólogos e técnicos em Radiologia do HE de Macapá, com os dispositivos de uso individual
Foto: Roberta Corrêa/Sesa

O Governo do Amapá distribuiu dosímetros às equipes que realizam exames de imagem nas unidades de saúde do Estado, como o Hospital de Emergência (HE), em Macapá. O dispositivo permite monitorar a exposição à radiação durante as atividades diárias, preservando a saúde dos profissionais que ficam expostos ao feixe ionizante, como tecnólogos e técnicos em radiologia. Desde o início do mês de junho, os dispositivos estão sendo entregues.

O dosímetro permite identificar e quantificar, de maneira precisa, a exposição à radiação, garantindo que os limites de dose estabelecidos não sejam excedidos. Isso protege a saúde dos servidores que atuam diretamente em exames como raio x e tomografia.

Além do HE, que ganhou 30 dosímetros, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou para outras unidades de saúde que possuem serviços de imagem, como o Hospital Estadual do Oiapoque, que recebeu 9 dispositivos, o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA), na capital, e o Hospital Estadual de Santana.

Equipamento dosímetro de uso individual
Equipamento dosímetro de uso individual
Foto: Roberta Corrêa/Sesa

O uso do dispositivo é individual e restrito à sala de imagens. Os profissionais já seguem rigorosos protocolos de proteção individual, como o uso de coletes de chumbo e o posicionamento atrás de paredes “baritadas”, barreiras físicas que impedem a passagem da radiação. Esses cuidados reforçam o compromisso do Governo do Amapá com a valorização dos servidores da saúde.

Antônio Júlio, responsável técnico do Centro de Diagnóstico por Imagem do HE de Macapá
Antônio Júlio, responsável técnico do Centro de Diagnóstico por Imagem do HE de Macapá
Foto: Roberta Corrêa/Sesa

Mensalmente, os dosímetros são recolhidos para avaliação dos níveis de exposição. No mesmo período, uma nova remessa é disponibilizada, garantindo que os profissionais não fiquem sem o equipamento para proteção no exercício de suas atividades.

“Esse dispositivo oferece proteção radiológica para os servidores que trabalham diretamente com radiação ionizante. As medidas seguem para análise, e assim, sempre estamos monitorando esses índices. É um compromisso com a saúde e o bem-estar dos trabalhadores que lidam diariamente com equipamentos emissores de radiação”, explica Antônio Júlio, responsável técnico do Centro de Diagnóstico por Imagem do HE.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.