As frentes de trabalho atuam de forma planejada, continuando a supraestrutura da edificação.
Equipes atuam na concretagem dos pilares de mais um pavimentoFoto: Jhon Martins/GEAO Governo do Amapá avança na etapa de supraestrutura e inicia a concretagem dos pilares do segundo pavimento do novo Hospital de Emergências de Macapá. A obra da unidade vai ampliar a capacidade de atendimento para 212 leitos, um compromisso do Plano de Governo da atual gestão, que prioriza a saúde pública.
As frentes de trabalho, após o início da concretagem do segundo andar, seguem para forma e armação das peças do próximo pavimento do núcleo rígido, que é a finalização do térreo e 1º pavimento da estrutura metálica do bloco C, avançando para os demais blocos do empreendimento. A partir da conclusão dessas etapas, o trabalho será direcionado para a concretagem da laje do terceiro pavimento.
Previsão é montar mais de 200 toneladas de estrutura metálica até o final de janeiro de 2025Foto: Jhon Martins/GEAFoto: Jhon Martins/GEAAs atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) seguindo um cronograma de ações que inclui a previsão de montagem de mais de 200 toneladas de estrutura metálica até o final de janeiro de 2025.
“Nós entramos na fase em que o prédio começa a ser erguido de fato e avançamos com a construção das bases dos pavimentos que compõem a edificação. Seguimos em ritmo acelerado, mas com muita organização. Essa é a maior obra de saúde pública do Estado e vamos entregar muito além de um espaço físico, vamos devolver qualidade, conforto e segurança para os amapaenses”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
Próxima etapa é a concretagem da laje do terceiro pavimentoFoto: Jhon Martins/GEAFoto: Jhon Martins/GEAFoto: Jhon Martins/GEAAs equipes trabalham ainda nas instalações enterradas de esgoto sanitário e drenagem pluvial. Além disso, iniciaram a malha de aterramento do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, armação do piso armado do térreo e formas do envelopamento dos pilares mistos.
A grua que está sendo utilizada, de maneira exclusiva na obra do HE, possui uma lança de 45 metros, que ainda será instalada, e 39 metros de altura. O equipamento tem o papel fundamental para o içamento das vigas e pilares da estrutura metálica nos pavimentos mais altos, com alcance sobre todo os vértices da construção, o que facilita e dá celeridade na montagem da estrutura. Além disso, a grua ajuda no transporte de diversos outros materiais durante o avanço das atividades.
A grua que está sendo utilizada, de maneira exclusiva na obra do HE, garante o içamento das estruturas metálicasFoto: Jhon Martins/GEANovo HE de Macapá
O novo hospital terá seis salas no Centro Cirúrgico, Central de Diagnóstico por Imagem, laboratório, Centro de Tratamento de Queimados, serviço de diálise, auditório, apoio técnico, área administrativa e heliponto.
A obra conta com investimentos articulados pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual. A área, onde será construído o maior hospital público da capital, fica atrás do prédio atual do HE e foi cedida pelo Exército Brasileiro, também por articulação do parlamentar.
Coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, as equipes atuam na concretagem dos pilares de mais um pavimentoFoto: Jhon Martins/GEA
As frentes de trabalho atuam ainda instalação de infraestrutura enterrada de esgoto sanitário e drenagem pluvialFoto: Jhon Martins/GEA