Nesta quarta-feira, 24, o Governo do Amapá deu início a 1ª Copa de Handebol de Areia, no Centro Didático Adamor Picanço, em Macapá. A criação do torneio integra o Plano de Governo da gestão para fortalecer as políticas de esporte e lazer e desenvolver as diversas modalidades esportivas existentes no estado.
O jogo de abertura aconteceu entre as equipes HB Unifap e Ajse, da Guina Francesa, convidada pela Secretária de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) para fortalecer os laços entre os países vizinhos. Na competição, há disputa nas modalidades masculina e feminina, com fase classificatória e eliminatória. A definição dos campeões acontece na sexta-feira, 26, com entrada gratuita ao público.
O “handbeach” é uma modalidade esportiva relativamente nova, derivada do handebol de quadra, que já está nas Olimpíadas de 2024, em Paris. O coordenador da copa Thiago Andrade conta sobre a evolução do esporte no estado e a importância de promover campeonatos locais no esporte que o Brasil lidera a prática.
“É de suma importância para a gente colocar em prática o handbeach aqui no Amapá. Uma modalidade que já conta com vários adeptos. Foi de grande importância a gente trazer o time da Guiana Francesa para fazer esse intercâmbio, para conhecer mais da nossa estrutura no esporte “, ressaltou o coordenador.
O atleta franco-guineense, Hyovan Bourdon, da equipe Ajse, venceu o primeiro jogo de classificação e fala sobre sua experiência e expectativa para o restante da copa nas terras tucujus.
“Nós viemos com intenções especiais de descobrir mais sobre o Amapá no intercâmbio, mas também com pretensões para ganhar o torneio. Somos vizinhos, a Guiana Francesa com a parte de fronteira brasileira, e nós podemos receber vocês lá do mesmo jeito que vocês receberam a gente aqui”, explicou o atleta com ajuda da tradutora.
“É muito importante para nós que somos adeptos da modalidade ter essa programação, seja ela na quadra ou na areia. Fico muito agraciada de hoje estar repercutindo. A nossa expectativa para esse campeonato é sim chegar na final e conquistar, porque nós precisamos estar no pódio por questão de realização pessoal”, relata a jogadora.
Handebol de areia
Ao contrário do handebol em quadra, o handebol de praia é um esporte sem contato, na qual cada período tem a sua contagem separada de gols. O vencedor de um tempo soma um ponto. Partidas empatadas são decididas por uma disputa de arremessos ao gol, quando o jogador enfrenta o goleiro um a um, como no futebol.