Home / Educação / Investimentos históricos do Governo do Amapá na educação resultam na marca de 33 obras entregues em dois anos e 10 meses

Investimentos históricos do Governo do Amapá na educação resultam na marca de 33 obras entregues em dois anos e 10 meses

Já foram investidos R$ 86 milhões na reestruturação das escolas da rede estadual, com novas mobílias, equipamentos modernos e incentivos ao protagonismo estudantil.

A entrega mais recente foi a Escola Estadual Rio Navio, em Mazagão
A entrega mais recente foi a Escola Estadual Rio Navio, em Mazagão
Foto: Evandro Vilhena/Seed

O Amapá vivencia uma nova era na educação, mais moderna, acessível e inclusiva. Desde o início de 2023, o Governo do Estado efetua avanços históricos, com destaques para investimentos na infraestrutura das escolas, na valorização dos profissionais da educação e em programas pedagógicos que incentivam o protagonismo estudantil.

Com a política de gestão do governador Clécio Luís, já foram entregues 33 obras para a rede estadual de ensino, incluindo escolas reconstruídas, novas quadras poliesportivas e o Centro de Educação Profissional Cândido Portinari. Para isto, foram investidos R$ 86.128.840,91, com recursos do Tesouro Estadual e fundos federais.

Governo do Estado efetua avanços históricos, com destaques para investimentos na infraestrutura das escolas
Governo do Estado efetua avanços históricos, com destaques para investimentos na infraestrutura das escolas
Foto: Dinho Rocha/Agência Grito

As entregas até o momento contemplam os municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Tartarugalzinho, Cutias, Oiapoque, Laranjal e Vitória do Jari. Foram beneficiadas comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas e rurais, além de escolas tradicionais da capital como Dr. Coaracy Nunes e Augusto dos Anjos.

As escolas contam com padrão moderno e completo, estabelecido para todas as unidades educacionais do Governo do Amapá. Foram reconstruídas do piso ao telhado, passando por revitalizações na rede elétrica e hidráulica e equipadas com móveis novos, incluindo centrais de ar condicionado.

Paulo Lemos, secretário de Estado da Educação
Paulo Lemos, secretário de Estado da Educação
Foto: Evandro Vilhena/Seed

“Nossa meta é alcançar o número de 40 obras entregues ainda em 2025. Além das reconstruções, já foram realizadas mais de 100 reformas e serviços de manutenção menores, representando o compromisso do Governo com a qualidade da educação do Amapá inteiro”, ressalta Paulo Lemos, secretário de Estado da Educação.

A entrega mais recente foi a Escola Estadual Rio Navio, na comunidade de mesmo nome, no município de Mazagão. A obra garante melhores condições e estrutura para os cerca de 60 estudantes do ensino fundamental 1 e 2 do ensino modular matriculados na rede estadual.

‘Estamos fazendo uma revolução na educação’, celebra Clécio Luís ao reinaugurar a 32ª escola da gestão no Amapá

Todos os investimentos têm o objetivo de promover a educação pelo Amapá inteiro, e não estão desacelerando. Ainda nesta quarta-feira, 19, serão entregues mais duas escolas no município de Pedra Branca do Amapari. Além disso, para encerrar o ano, a rede estadual de educação prepara mais uma edição da Cantata Natalina das Escolas Estaduais, que promete emocionar os presentes e coroar os avanços realizados.

Escola Estadual João Brazão da Silva fica no Distrito do Aporema, em Tartarugalzinho
Escola Estadual João Brazão da Silva fica no Distrito do Aporema, em Tartarugalzinho
Foto: Arquivo Seed

Investimentos em equipamentos

Não são apenas os prédios das escolas que recebem investimentos. Em outubro, o Governo do Amapá realizou a entrega de 1000 computadores para fortalecer o ensino das escolas estaduais,modernizando o ensino público no estado.

Os equipamentos fazem parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, e foram recondicionados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), ligado à Universidade Federal do Amapá (Unifap).

As máquinas se juntam a outras mil já entregues em 2024, somando assim um número histórico de 2 mil computadores entregues à rede estadual de educação.

As entregas incluem mobiliários novos
As entregas incluem mobiliários novos
Foto: Evandro Vilhena/Seed

Valorização dos profissionais

Além das revitalizações físicas, o Governo do Amapá cumpriu com a sua palavra e concretizou em outubro um acréscimo de mais 5,73% no salário dos profissionais da educação, somado aos 6,27% já concedidos em abril deste ano. Sendo assim, já chega a mais de 30% o valor do reajuste na remuneração dos servidores nos últimos três anos.

Além disso, o Governo do Amapá realizou 299 progressões e seis gratificações de aperfeiçoamento no quadro do magistério. Novos profissionais também foram convocados e nomeados pelo governador Clécio Luís, oriundos do Concurso da Educação de 2022, o maior chamamento em mais de 10 anos.

Ao todo, 1,7 mil profissionais foram convocados para compor o quadro da educação, dos quais 1.550 já foram nomeados, sendo 982 professores, 90 profissionais do AEE, 219 pedagogos, 252 cuidadores e sete intérpretes de Libras. Os novos educadores já iniciaram as atividades com salários acima do piso nacional.

Foram convocados 1,7 mil profissionais da educação
Foram convocados 1,7 mil profissionais da educação
Foto: Arquivo/Seed

Trabalho que gera resultados

Os investimentos na educação e o trabalho dos professores e servidores têm gerado resultados. Uma avaliação realizada no mês de junho apontou que 53% das crianças do 2º ano do ensino fundamental já sabem ler, o que corresponde a 6.241 alunos em toda a rede pública.

Por esse resultado, o governador Clécio Luís recebeu a Comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, concedida pelo Governo Federal, em reconhecimento aos avanços do programa Criança Alfabetizada.

Além disso, a gestão viabilizou a participação de estudantes amapaenses em iniciativas como Jovem Senador, Parlamento Juvenil do Mercosul e feiras de ciências nacionais. A educação pública também tem se destacado em olimpíadas e competições nacionais nas áreas de Informática, Geopolítica, Cartografia, Francês, Educação Financeira, entre outras.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.