Home / Esporte / Judoca amapaense conquista título inédito na Copa Minas com apoio do Governo do Amapá, em Belo Horizonte

Judoca amapaense conquista título inédito na Copa Minas com apoio do Governo do Amapá, em Belo Horizonte

Yudi Souza da Silva, de apenas 11 anos, é o primeiro atleta do estado a vencer uma das maiores competições de base do Brasil.

Primeiro lugar no pódio: Yudi representa o Amapá com orgulho na Copa Minas.
Primeiro lugar no pódio: Yudi representa o Amapá com orgulho na Copa Minas.
Foto: Divulgação/ AFV Judô

Com apenas 11 anos e menos de 28 kg, o judoca amapaense Yudi Souza da Silva fez história ao conquistar o título de campeão da Copa Minas de Judô, realizada nos dias 12 e 13 de julho, no Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG). A competição é uma das mais tradicionais do país nas categorias de base, reunindo atletas promissores de diversos estados. Com o feito, Yudi se tornou o primeiro atleta do Amapá a alcançar esse título.

A conquista tem o apoio do Governo do Amapá, que reconhece o talento de jovens atletas e investe no fortalecimento de projetos sociais como o AFV Judô – A Favela Vive, do qual Yudi faz parte.

“Esse resultado nos enche de orgulho e reforça a importância de apoiar o esporte de base. O Yudi é um exemplo de como o talento aliado ao esforço e ao acompanhamento técnico pode transformar vidas. O Governo do Amapá seguirá comprometido em apoiar esses sonhos e abrir caminhos para nossas crianças e jovens no esporte”, destacou a secretária de Desporto e Lazer, Cibely Peixoto.

Comemoração de um título histórico: Yudi e o sensei Lucas Ramos celebram a conquista inédita
Comemoração de um título histórico: Yudi e o sensei Lucas Ramos celebram a conquista inédita
Foto: Divulgação/AFV Judô

Integrante do clube de judô Seishin, Yudi tem se dedicado intensamente à modalidade. Desde o início do ano, passou a morar com o treinador, o sensei Lucas Ramos, para focar na preparação física e emocional exigida pelo alto rendimento.

“Tem sido uma caminhada difícil, mas gratificante. O Yudi está dedicado, treinando forte e mostrando que o esforço diário está sendo recompensado. Morar comigo foi uma decisão importante para garantir a disciplina e o foco que o alto rendimento exige”, afirmou o técnico.

Além do título inédito na Copa Minas, Yudi acumula conquistas expressivas em 2025:

  • Campeão das três etapas do Circuito Amapaense de Judô;
  • Campeão da Copa Amapaense;
  • Campeão do Campeonato Brasileiro Regional (região Norte);
  • Campeão da Copa Samurai, no Pará.

Agora, o jovem atleta se prepara para a fase final do Campeonato Brasileiro de Judô, e, se vencer, garantirá vaga em seu primeiro Campeonato Pan-Americano, representando o Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.