Home / Segurança Pública / ‘Mudar para transformar nosso entorno’, destaca governador Clécio Luís no ‘Eles por Elas’, evento inédito pela segurança das mulheres no Amapá

‘Mudar para transformar nosso entorno’, destaca governador Clécio Luís no ‘Eles por Elas’, evento inédito pela segurança das mulheres no Amapá

Mobilização reúne lideranças para debater e reforçar o apoio masculino na luta pela igualdade e anunciar novas medidas de proteção às mulheres.

Hasteamento da bandeira de defesa das mulheres marca compromisso do Amapá no combate à violência de gênero
Hasteamento da bandeira de defesa das mulheres marca compromisso do Amapá no combate à violência de gênero
Foto: Luhana Baddini/Agência Grito

O Governo do Amapá realizou nesta quinta-feira, 7, em Macapá, um evento inédito no Dia D de Combate à Violência Contra a Mulher, que debateu a responsabilidade de toda a sociedade, em especial dos homens, na promoção da igualdade de gênero e na defesa dos direitos das mulheres no estado. O encontro “Eles por Elas” contou com painéis temáticos que reuniram lideranças do Executivo, Judiciário e Forças de Segurança.

Além de simbolizar o compromisso com a causa, o evento que integra a programação da campanha Amapá por todas Elas, coordenada pela primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, em referência ao Agosto Lilás, também apresentou medidas concretas. Na ocasião, o governador Clécio Luís assinou o decreto que institui o projeto “Gov Mulher”, que cria um comitê voltado à prevenção e ao acolhimento de casos de violência doméstica e de gênero no ambiente de trabalho e familiar de servidoras públicas.

Governador Clécio Luís assina decreto que institui o projeto Gov Mulher
Governador Clécio Luís assina decreto que institui o projeto Gov Mulher
Foto: Maksuel Martins/GEA

“É uma construção diária, geracional e coletiva. Este evento é uma forma de contribuir no combate a qualquer tipo de violência, especialmente a violência contra a mulher, que se manifesta de várias formas. É assumir o compromisso de enfrentar essa realidade. Vivemos em uma sociedade machista que precisa se policiar, seja em piadas, comentários ou outras atitudes. São construções que precisamos estar dispostos a corrigir, mudar e enfrentar, para nos transformarmos e transformar nosso entorno, especialmente nossos filhos e colegas de trabalho”, afirmou Clécio Luís.

O evento foi idealizado com a proposta de reforçar que o combate à violência contra a mulher não é uma responsabilidade exclusiva delas, mas um dever coletivo. A iniciativa destaca a importância da participação ativa dos homens nesse processo, não apenas como apoiadores, mas como protagonistas de uma mudança cultural necessária.

“É simbólico e significativo ver este auditório cheio, principalmente por homens, debatendo essa pauta. Agradeço por estarem aqui e por já se somarem a essa luta. Homens que ocupam espaços de decisão precisam entender que não se combate violência com silêncio ou indiferença. É hora de assumirem sua parte com coragem, atitude e compromisso público”, afirmou a primeira-dama do Estado e idealizadora do evento, Priscilla Flores.

Primeira-dama Priscilla Flores destaca a importância do protagonismo masculino na luta contra a violência
Primeira-dama Priscilla Flores destaca a importância do protagonismo masculino na luta contra a violência
Foto: Luhana Baddini/Agência Grito

Debate e conscientização

Um dos destaques da programação foi o painel “O papel do homem no combate à violência contra a mulher”, mediado pela secretária de Estado da Comunicação, Ana Girlene, e com a participação do governador Clécio Luís e do secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública, Daniel Marsili. Também estiveram no painel o presidente do Tribunal de Justiça, Jayme Ferreira, do procurador-geral de Justiça, Alexandre Monteiro, do defensor público-geral, José Rodrigues, e do superintendente executivo da PRF no Amapá, Marcelo Oliveira. O momento contou ainda com a palestra “O enfrentamento à violência de gênero”, ministrada pelo desembargador Carlos Tork.

Painelistas debatem estratégias para ampliar a proteção às mulheres no estado
Painelistas debatem estratégias para ampliar a proteção às mulheres no estado
Foto: Luhana Baddini/Agência Grito

A titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Marina Guimarães, afirmou que o “Eles por Elas” representa a construção de um novo caminho pautado no amor, respeito e proteção, fundamentais para garantir justiça e segurança às mulheres, muitas vezes vítimas dentro de suas próprias casas. A delegada destacou a importância do exemplo das lideranças presentes para consolidar um estado que não tolera nenhuma forma de violência, especialmente contra a mulher, e para garantir que as mulheres se sintam protegidas.

Delegada Marina Guimarães
Delegada Marina Guimarães
Foto: Luhana Baddini/Agência Grito

“Acreditem que, quando um homem escolhe ser diferente, usa sua voz para defender, educar e acolher, ele ajuda a salvar vidas. Que este evento seja um marco e que cada homem aqui presente leve essa mensagem para além dessas paredes. Vocês, que ocupam cargos de liderança, devem ser exemplo para o estado, que não tolera nenhuma forma de violência, especialmente contra a mulher. Vocês são fundamentais para diminuir os índices e fazer com que as mulheres se sintam protegidas no nosso estado”, falou Marina.

Amapá por todas Elas

Além do evento Eles por Elas, o Governo do Amapá realiza durante todo o mês de agosto uma série de ações do programa Amapá por Todas Elas, para o enfrentamento à violência contra a mulher. As iniciativas incluem a instalação do Box Lilás, com atendimento imediato e humanizado via 190; a operação Shamar, de abrangência nacional, com foco no cumprimento de mandados e fiscalização de medidas protetivas; atividades pedagógicas voltadas ao público masculino; o projeto Elas nas Escolas, com ações informativas em unidades de ensino; e a Caravana da Mulher, que leva palestras, rodas de conversa e blitzes educativas a municípios como Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca, Serra do Navio e Macapá.

Mesa de autoridades durante o evento histórico “Eles por Elas”, em Macapá
Mesa de autoridades durante o evento histórico “Eles por Elas”, em Macapá
Foto: Maksuel Martins/GEA

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.