‘O resultado é coletivo’, diz professor sobre índices positivos dos avanços da alfabetização no Amapá

Walter dos Anjos trabalha em Mazagão e participou da apresentação dos dados do Regime de Colaboração pelo Governo do Estado.

 Professor Walter dos Anjos comemora avanços na educação do município de Mazagão
Professor Walter dos Anjos comemora avanços na educação do município de Mazagão Foto: Larah Bastos/Seed
A união de esforços que resultaram em índices positivos para a educação amapaense foi destaque durante a celebração dos 5 anos do Regime de Colaboração – Colabora Amapá e Programa Criança Alfabetizada, realizada pelo Governo do Amapá na quinta-feira, 5, no Palácio do Setentrião, em Macapá.

Entre os agentes transformadores que contribuíram para o resultado está o professor formador do Programa Criança Alfabetizada, Walter dos Anjos. Ele dá aulas em Mazagão e destacou o orgulho pelo alcance de 100% de participação do município na iniciativa.

“O resultado é coletivo, o bônus, a comemoração, a celebração é de todos, pois envolve a família, a comunidade, a sociedade e o Estado, que faz os investimentos, que leva a estrutura e nós, como professores e formadores, levamos para o aluno”, comentou o professor.

Evento contou com a participação massiva de autoridades, servidores da educação e alunos da rede estadual

Evento contou com a participação massiva de autoridades, servidores da educação e alunos da rede estadual Foto: Evandro Vilhena/Seed

Assim como Mazagão, outros cinco municípios alcançaram 100% de participação no programa: Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Pracuúba, Porto Grande e Laranjal do Jari. As demais cidades também ganharam destaque por mais de 90% de participação na iniciativa.

Além disso, o estado alcançou o resultado de 55% das crianças alfabetizadas em 2024, ultrapassando a meta estabelecida para 2025, que é de 54%. O Amapá também se tornou o terceiro do Brasil que mais avançou no ensino da leitura e escrita para crianças até o 2º ano do ensino fundamental, saltando dos 25% registrados em 2019 para 42% em 2023.

Comitiva de Porto Grande durante entrega do Selo Unicef

Comitiva de Porto Grande durante entrega do Selo Unicef Foto: Evandro Vilhena/Seed

“É um momento de agradecer a todos que trabalharam junto no direcionamento e no cumprimento, para que as metas fossem atingidas e para que a gente pudesse trabalhar no fortalecimento e valorização do selo Unicef, com melhoria da qualidade do serviço público no município, das políticas da criança e do adolescente e, principalmente, para diminuir as diferenças que têm que ser eliminadas”, comemora o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa.

Durante a cerimônia de celebração, também houve a entrega do Selo Unicef aos municípios que alcançaram critérios da iniciativa. Algumas autoridades políticas e educacionais também foram homenageadas pelo Pacto Estadual pela Primeira Infância, promovido por um comitê de instituições públicas amapaenses voltado para o fortalecimento de ações durante os anos iniciais.

Foto: Evandro Vilhena/Seed

Foto: Evandro Vilhena/Seed

Foto: Evandro Vilhena/Seed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress