Walter dos Anjos trabalha em Mazagão e participou da apresentação dos dados do Regime de Colaboração pelo Governo do Estado.
Entre os agentes transformadores que contribuíram para o resultado está o professor formador do Programa Criança Alfabetizada, Walter dos Anjos. Ele dá aulas em Mazagão e destacou o orgulho pelo alcance de 100% de participação do município na iniciativa.
“O resultado é coletivo, o bônus, a comemoração, a celebração é de todos, pois envolve a família, a comunidade, a sociedade e o Estado, que faz os investimentos, que leva a estrutura e nós, como professores e formadores, levamos para o aluno”, comentou o professor.
Evento contou com a participação massiva de autoridades, servidores da educação e alunos da rede estadual Foto: Evandro Vilhena/Seed
Assim como Mazagão, outros cinco municípios alcançaram 100% de participação no programa: Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Pracuúba, Porto Grande e Laranjal do Jari. As demais cidades também ganharam destaque por mais de 90% de participação na iniciativa.
Além disso, o estado alcançou o resultado de 55% das crianças alfabetizadas em 2024, ultrapassando a meta estabelecida para 2025, que é de 54%. O Amapá também se tornou o terceiro do Brasil que mais avançou no ensino da leitura e escrita para crianças até o 2º ano do ensino fundamental, saltando dos 25% registrados em 2019 para 42% em 2023.
Comitiva de Porto Grande durante entrega do Selo Unicef Foto: Evandro Vilhena/Seed
“É um momento de agradecer a todos que trabalharam junto no direcionamento e no cumprimento, para que as metas fossem atingidas e para que a gente pudesse trabalhar no fortalecimento e valorização do selo Unicef, com melhoria da qualidade do serviço público no município, das políticas da criança e do adolescente e, principalmente, para diminuir as diferenças que têm que ser eliminadas”, comemora o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa.
Durante a cerimônia de celebração, também houve a entrega do Selo Unicef aos municípios que alcançaram critérios da iniciativa. Algumas autoridades políticas e educacionais também foram homenageadas pelo Pacto Estadual pela Primeira Infância, promovido por um comitê de instituições públicas amapaenses voltado para o fortalecimento de ações durante os anos iniciais.
Foto: Evandro Vilhena/Seed
Foto: Evandro Vilhena/Seed
Foto: Evandro Vilhena/Seed