‘O sentimento maior é de gratidão e alegria’, celebra nova formada do Curso de Sargentos Combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá

Edivania Abreu, de 36 anos, evidenciou a importância da trajetória durante os 5 meses de formação em solenidade de formatura promovida pelo Governo do Estado.

 Edivania Abreu, de 36 anos, nova sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá
Edivania Abreu, de 36 anos, nova sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá
Foto: Bianck Bastos/GEA

Valorização e reconhecimento da carreira militar marcaram a solenidade de formatura de 53 novos sargentos da turma de 2024 do Curso de Formação do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP). A cerimônia, realizada pelo Governo do Estado na sexta-feira, 24, no Quartel do Comando Geral da corporação, possibilitou aos formados momentos de emoções e alegria.

Para Edivania Abreu, de 36 anos, os cinco meses de formação, com a carga horária de 1.086 horas-aula e a grade curricular dividida em 27 disciplinas, foram essenciais para aprimorar e reformular novas técnicas para entregar à sociedade serviços de excelência.

Edivania Abreu e seu marido tenente Gouvêa
Edivania Abreu e seu marido tenente Gouvêa
Foto: Jorge Júnior/GEA

‘É um momento de muito orgulho, e o sentimento maior é de gratidão e alegria. Gratidão pela trajetória que percorremos até aqui, e de ter almejado o tão sonhado objetivo que é formar sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá. Foi um período de muitos treinos, e foi a primeira turma selecionada pelo Enem, um processo limpo e que tivemos bastante aprendizado”, celebrou emocionada a nova sargento.

Momentos de emoção e alegria marcaram os presentes na solenidade de formatura
Momentos de emoção e alegria marcaram os presentes na solenidade de formatura
Foto: Jorge Júnior/GEA

Durante a solenidade também houve homenagens, reconhecimento da carreira militar e entrega de capacetes para os três primeiros sargentos destaques do curso. A formação que representa um marco histórico da corporação, pela primeira vez, fez o concurso interno adotando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação.

No período das aulas, entre as disciplinas abordadas, destacaram-se: o Combate a Incêndio Urbano e Florestal, Busca e Resgate em Área de Selva, Salvamento Aquático, Terrestre, Veicular e em Altura, Atendimento Pré-Hospitalar, Legislação e Regulamentos Institucionais, Chefia e Liderança, Psicologia das Emergências e Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

A valorização dos servidores públicos integra os investimentos feitos pelo Governo do Estado para fortalecer as políticas de Segurança Pública. Somente em 2024 foram investidos mais de R$ 1 bilhão em recursos estadual e federal, que aprimoraram o aparelhamento, reestruturação e valorização do servidor público que integram os órgãos da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). No caso do CBM, foram R$ 6,2 milhões.

Durante a formatura, cerimônia destacou os primeiros lugares do curso
Durante a formatura, cerimônia destacou os primeiros lugares do curso
Foto: Netto Lacerda/Agência Grito

O papel do sargento 

A figura do sargento bombeiro militar é essencial para a estrutura da corporação. Os profissionais vão atuar como líderes diretos da tropa, coordenando equipes, tomando decisões em situações críticas e garantindo a execução eficaz das missões operacionais e administrativas. Em virtude disso, a conclusão do Curso de Formação representa um marco na carreira dos profissionais, e simboliza não só a conquista de uma nova graduação, mas também a assunção de responsabilidades ainda maiores na proteção e no salvamento de vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress