Home / Amapá / Palestras e debates marcam 2º dia da 5ª Conferência de Políticas para Mulheres do Amapá

Palestras e debates marcam 2º dia da 5ª Conferência de Políticas para Mulheres do Amapá

Evento apoiado pelo Governo do Estado segue nesta terça ,26, com participação da sociedade civil e movimentos sociais de todo o estado.

Palestras e debates marcam 2º dia da 5ª Conferência de políticas para Mulheres do Amapá
Palestras e debates marcam 2º dia da 5ª Conferência de políticas para Mulheres do Amapá
Foto: Nayana Magalhâes/GEA

Com auditório lotado e vozes firmes, a 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres seguiu nesta terça-feira, 26, no Sebrae Amapá. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o encontro reúne em Macapá representantes da gestão, especialistas, sociedade civil e movimentos sociais para debater o fortalecimento das políticas públicas para mulheres e a promoção da igualdade de gênero.

A conferência é coordenada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Amapá (Cedimap), com apoio do Governo do Amapá. Antes do evento principal, Conferências Livres foram realizadas em diversas regiões do Amapá, promovendo escuta ativa e construção coletiva das propostas que agora chegam à etapa estadual.

Alzira Nogueira, presidente do Cedimap
Alzira Nogueira, presidente do Cedimap
Foto: Nayana Magalhâes/GEA

Para a presidente do Cedimap, Alzira Nogueira, o processo de mobilização das mulheres no estado tem sido intenso.

“Até o momento, 10 dos 16 municípios do estado realizaram suas conferências municipais, e foram realizadas sete conferências livres, onde foram eleitas 32 delegadas que já irão direto para a etapa nacional. Nas conferências municipais, foram eleitas 164 representantes, e hoje escolhemos as 32 que vão representar o Amapá na Conferência Nacional. Esse processo mostra o compromisso e a mobilização das mulheres em todo o estado para avançar na defesa de seus direitos”, ressaltou Alzira.

As discussões envolvem temas como enfrentamento à violência, autonomia econômica, saúde, educação e participação política das mulheres. Ao final da conferência, as propostas consolidadas serão encaminhadas para a etapa nacional.

Joanne Gomes, gerente de autonomia econômica da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher
Joanne Gomes, gerente de autonomia econômica da Secretaria de Estado de Políticas para a Mulher
Foto: Nayana Magalhâes/GEA

Para Joanne Gomes, gerente de Autonomia Econômica da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres, ocupar espaços como este é essencial para garantir avanços reais.

“É um momento político, mas também afetivo. A gente se fortalece quando se vê, quando compartilha dores e vitórias. Estamos aqui para garantir voz e vez às que não puderam estar”, disse a gerente.

Elessandra Ferreira, do município de Vitória do jari
Elessandra Ferreira, do município de Vitória do jari
Foto: Nayana Magalhâes/GEA

De diferentes pontos do estado, mulheres vieram para participar do encontro. Uma delas foi Elessandra Ferreira, do município de Vitória do Jari, que destacou a importância da inclusão das mulheres do interior.

“Nem sempre temos oportunidade de participar dessas decisões. Estar aqui é levar nossas demandas e mostrar que as mulheres do interior também têm muito a dizer”, ressaltou Elessandra.

A programação desta terça-feira incluiu mesas temáticas, grupos de trabalho e a eleição das delegadas que representarão o Amapá na Conferência Nacional, prevista para ocorrer entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.