O Amapá vai sediar o Startup20, o maior evento de inovação e tecnologia do mundo, que reúne representantes de 19 países, da União Europeia e da União Africana, para discutir soluções sustentáveis para o planeta. O evento, que acontece pela primeira vez no Brasil, será realizado de 23 a 26 de fevereiro, no Sebrae, em Macapá, com o apoio do governo do Estado e da Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
O Startup20 é uma iniciativa do Grupo de Engajamento que integra o G20, a organização internacional das maiores economias do mundo. O evento foi criado em 2023, sob a presidência da Índia, e antecipa o Encontro do G20, que ocorrerá em setembro no Rio de Janeiro. O objetivo é promover o empreendedorismo e a inovação como motores do desenvolvimento socioeconômico.
A programação do evento inclui debates sobre a macroeconomia e o potencial da Amazônia, painéis e conversas sobre temas como governança, compliance, ESG, diversidade e inteligência artificial nas startups, além de visitas técnicas nas universidades e centros de pesquisa do Amapá. A expectativa é que o evento tenha a participação de cerca de 400 pessoas ao longo dos quatro dias.
Para a presidente da Abstartups, Ingrid Barth, o Startup20 é uma oportunidade única para dar visibilidade ao ecossistema empreendedor brasileiro e gerar mais negócios com investidores nacionais e internacionais. “Quando representantes das maiores nações do mundo estão reunidos, temos um momento único para mostrar a evolução do ecossistema empreendedor no país, firmar parcerias estratégicas para alavancar nossas empresas, sejam de base tecnológica ou não, e até buscar vias de aumentar o fluxo financeiro entre os países do G20. É um leque de oportunidades que se potencializa, que se bem aproveitado, poderá transformar o Brasil, deixando um importante legado”, disse.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, ressaltou a importância das parcerias para fomentar o ecossistema de inovação, pequenos negócios e startups na Amazônia. “Para nós do Sebrae no Amapá, é motivo de grande honra e reconhecimento receber em nossa sede um evento de porte internacional como o Startup20. Essa parceria proporciona uma vitrine para mais de 100 empreendedores da Bioeconomia amapaense, demonstrando de forma efetiva a força de nosso ecossistema de inovação”, disse.
As delegações confirmadas para o evento são: Índia, Alemanha, Arábia Saudita, Bangladesh, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Omã, Portugal, Suíça, Rússia, Turquia, União Africana, Austrália, Itália, Japão e África do Sul.